Para tratar o solo na perspectiva de um eco-bairro 


1 - Evitar ao máximo as terraplenagens - 

a. Usar a criatividade e adaptar seu projeto à topografia e não a topografia ao seu projeto;
b. Demarcar os lotes sem retirar a vegetação e o solo superficial. Somente retirar a vegetação e o solo superficial, se realmente necessário, no momento da construção de cada edificação, ou seja, lote a lote;
c. Em terrenos com declividade acima de 30% (17º) adotar lotes com a maior dimensão paralela às curvas de nível e estimular que as habitações tenham a parte frontal apoiada sobre pilotis (ou expedientes equivalentes), assim evitando encaixes profundos na encosta;
d. Em terrenos muito inclinados reduzir o número de ruas a nível, devendo ser privilegiado o acesso a pé às moradias. As ladeiras perpendiculares às curvas de nível deverão ser descontínuas.
e. Não implantar loteamentos em terrenos com declividade superior a 57% (30º). Acima dessa declividade criar áreas verdes reflorestadas permanentes.

2 - Caso alguma terraplenagem seja mesmo indispensável - 

Retirar antes a capa de solo superficial (mais ou menos 100 cm) e estocá-la, para depois utilizá-la no recobrimento de áreas terraplenadas a serem protegidas com vegetação. O solo superficial é o solo de melhores características agronômicas e construtivas: mais fértil, mais resistente à erosão e melhor para compactar.

3. Declividades do Terreno: escoamento e uso.




4 - Pavimentação e drenagem:

Logo de imediato à abertura, promover a pavimentação das ruas e a instalação do sistema de drenagem das águas pluviais.

5 - Proteção de taludes e aterros: 

Taludes de cortes e aterros resultantes de terraplenagem deverão ser de imediato protegidos com pintura de calda de cal. Mais tarde essa proteção poderá ser substituída por alguma opção vegetal de caráter paisagístico.

Construção de vias e residências nas encostas cortando o mínimo possível o terreno. Fonte: Mascaró (2010).

Os terraços devem ser feitos sempre em corte e nunca em aterro. Mascaró (2010).

Possíveis soluções para evitar deslizamentos de terra nas encostas. Mascaró (2010).

6 - Programação de terraplanagem: 

Programar os eventuais serviços de terraplenagem para os meses menos chuvosos, de forma que na época das chuvas as superfícies de solo porventura expostas já estejam devidamente protegidas.

Fonte: SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. Loteamentos podem deixar de ser os vilões da erosão urbana. In www.ecoterrabrasil.com.br. Acesso em 08/01/2013.