Artigos, Vídeos e Imagens



1.
A sustentabilidade na formação atual do arquiteto urbanista
Dissertação de Mestrado com o objetivo central de analisar se a sustentabilidade tem sido
suficientemente abordada e discutida na formação do arquiteto e urbanista. Para averiguar o discurso atual da inserção da sustentabilidade na formação do arquiteto, são pesquisadas e discutidas as diretrizes curriculares gerais, assim como os programas de alguns cursos de graduação, em arquitetura e urbanismo no país.

2.
O desenvolvimento urbano sustentável. Uma utopia possível?
O século XX, ao mesmo tempo em que se caracterizou pela associação do conceito de desenvolvimento ao uso e consumo crescentes do solo, das fontes de energia e dos recursos naturais de forma geral, deu origem à formação das concentrações metropolitanas. Essas concentrações aglutinaram ao longo do tempo fortes processos de degradação ambiental. A presente reflexão trata das diferenças entre as Agendas 21 locais desenvolvidas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

3.
Ideologia e Utopia
As ideologias mobilizam indivíduos e multidões, alimentam intolerâncias, intentam conservar ou transformar sociedades, produzem guerras e revoluções. Qual a fonte dessa força imensa que se dissemina e conquista corações e mentes em povos de culturas e realidades tão díspares? Se as ideologias sobrevivem ao passar dos anos e vivificam nos homens e mulheres do tempo presente, mesmo quando são declaradas mortas, será que vivemos uma época em que a utopia se exauriu? O objetivo deste texto é analisar essas questões, a partir da obra de Karl Mannheim. 

4.
Sustentabilidade: um longo processo histórico de reavaliação crítica da relação existente entre a sociedade e o meio ambiente.
Cada vez mais empresas brasileiras estão implementando estratégias de desenvolvimento sustentável. Todavia, percebem-se neste processo diferentes opiniões e enfoques sobre como lidar com questões relacionadas a esse tema. A revisão de literatura permitiu identificar a polissemia dos termos Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, as principais matrizes conceituais que polarizam os debates e o contexto que motivou as empresas brasileiras a implantarem práticas direcionadas à sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica.

5.
Desenvolvimento Urbano Sustentável - Poli-USP.
Nas últimas décadas têm sido freqüentes as discussões sobre as relações do homem com o meio
ambiente. Estas discussões, de uma forma simplificada, são decorrência de uma melhor percepção
dos impactos negativos que as atividades humanas têm provocado no meio ambiente e
principalmente do aumento da visibilidade das conseqüências destas ações sob a forma de
inundações, efeito estufa, degradação do solo, esgotamentos de recursos naturais entre outros.

6.
Projeto Urbano e seus Condicionantes
O projeto de parcelamento e loteamento do solo sustentável exige três etapas: a primeira constitui-se do diagnóstico ambiental da área de inserção, obtido com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV-RIVI). Esses dois instrumentos são requeridos para a elaboração do projeto de parcelamento e constituem ótimas ferramentas para o projeto de um bom loteamento.





Desenvolvimento Sustentável - Brasil

Programa Cidades Sustentáveis

Intermedical Eco-City

The Zero Imissions City of the Future