Práticas Exemplares


Malmö, Suécia : cidade ecológica
Conhecida por seus extensos parque e áreas verdes, a cidade Malmö, terceira maior cidade da Suécia, é um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. Como eco-cidade, vários bairros Malmö já foram reurbanizados com um design inovador priorizando soluções sustentáveis. o incentivo ao uso da bicicleta e o extenso sistema de transporte público torna a cidade ainda mais verde.

Veja a apresentação.     Malmö, uma cidade ecológica.

Hammarby Sjöstad - Estocolmo, Suécia
Antiga área portuária situada ao sul do centro de Estocolmo, Suécia. Antes era uma área totalmente contaminada, de antigas indústrias e construções decadentes. 
A partir de 1997, o bairro começou a adquirir vida nova quando o governo, através de um programa de investimentos ambientais começou a contribuir para uma série de adaptações e projetos de saneamento.
 
Conheça mais...

Bairro de Ballard - Seattle, EUA
Historicamente o bairro de Ballard é o centro tradicional da comunidade de origem escandinava em Seattle. A comunidade organizada de Ballard criou uma associação sem fins lucrativos que mantém os moradores mobilizados em inúmeras atividades anuais: visitas auto-guiadas, palestras, eventos comunitários, etc. A Comunidade desenvolve sobretudo campanhas de comércio justo e consumo sustentável.
Conheça mais...
http://sustainableballard.org/wiki/Welcome_to_Sustainable_Ballard!


Sistema Transmilênio - Bogotá, Colômbia
As principais contribuições do Sistema Transmilênio são a criação de corredores de transportes que fornecem infraestrutura especializada em serviços e lazer, além de maior acessibilidade possibilitada por passarelas interligadas às estações, facilitando o acesso rápido e fácil dos passageiros, inclusive os portadores de necessidades especiais. As estações do Sistema Transmilênio são diferenciadas conforme sua função, são cobertas e possuem bilheteria, o que favorece a rapidez e a comodidade dos passageiros; seu piso é nivelado com o piso interno do ônibus para favorecer a acessibilidade, estando 90cm elevada do chão.
Agro-habitação - China
A Agro-Habitação foi o projeto vencedor da versão 2007 do Concurso para Habitação Sustentável promovido pela Living Steel para a China. Parte edifício de habitação, parte estufa, a proposta prevê para os moradores da cidade a possibilidade de ter uma experiência de agricultor. Uma combinação de amenidades rurais e facilidades urbanas, a proposta é um partido original sobre a dualidade campo-cidade. Não deixa de ser um olhar inovativo sobre a urbanidade sustentável.

Living Steel, a entidade promotora, é uma conglomerado mundial de empresas fundado em 2005, gerido pela Associação Mundial de Aço e financiado pelas contribuições de empresas filiadas, cujo objetivo é desenvolver e estimular a utilização de aço em construções habitacionais inovadoras e sustentáveis. A proposta é assinada pelos arquitetos israelenses David Knafo e Tagit Klimor.

Conheça mais..
.