INFRAESTRUTURA VERDE
Capital Natural

A infraestrutura verde é composta por redes multifuncionais de fragmentos permeáveis e vegetados, preferencialmente arborizados (inclui rios, canais, ruas e propriedades públicas e privadas) e interconectados, que reestruturam o mosaico da paisagem. Visa manter ou restabelecer os processos naturais e culturais que asseguram a qualidade de vida urbana.
O ideal é conectar estes espaços, como  parques arborizados articulados por conexões lineares com as ruas verdes. A conexão é fundamental para os fluxos de água, biodiversidade e pessoas. A infraestrutura verde proporciona serviços ecossistêmicos ao mimetizar as funções naturais da paisagem, visa conservar e restaurar áreas ecológicas relevantes.


ÉCO-QUARTIER DE BONNE
(Eco-bairro de Bonne, Grenoble)

No momento em que se fala em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a construção de eco-bairros é um desafio sem precedentes em planejamento urbano.
Na cidade de Grenoble, França, os antigos quartéis militares de Bonne tornaram-se um eco-bairro percursor. A construção começou em 2005 e terminou em 2011.
Mais de 900 unidades habitacionais (40% de habitação social e 60% de habitação com preço de mercado) ocupam este espaço composto por comércio, serviços, parques e outras infraestruturas.




Considera-se aqui como ‘avaliação de desempenho do ambiente urbano’ um processo e um instrumento destinado a auxiliar as decisões do urbanista na elaboração de planos e projetos urbanísticos sustentáveis. Trata-se de identificação do desempenho dos espaços urbanos através da seleção de indicadores, recolha e análise de dados, avaliação de informações, relato e comunicação em visitas de campo, e da revisão das condições pré-existentes, de modo a caracterizar os conflitos e as potencialidades do território. O problema é saber como reconhecer as características físico-espaciais, jurídico-institucionais, socioeconômicas, ambientais e culturais para uma tomada de decisão planificadora e projetual.